Viver o agora

Pode ser mesmo clichê dizer que o agora é tudo o que temos. Mas o que parece tão óbvio, é muitas vezes difícil de ser vivenciado. E por isso a minha urgência em refletirmos juntos sobre isso.

“Viver o agora” não significa ser uma pessoa inconsequente, irresponsável, hedonista… Porque é isso que normalmente as pessoas concluem diante dessa frase. Viver a única coisa que realmente possuímos significa estarmos completamente presentes. Ou seja, sem deixar que pensamentos te prendam ao passado ou ao futuro. Vejamos dois exemplos:

Joana está pensando em como será a sua entrevista de emprego. “Será que serei aprovada?”, “Será que eles irão com a minha cara”, “Será que devo falar tal coisa…?”, “Será que vou com a blusa azul clara ou com a preta?”…

Joaquim está pensando em como poderia ter ido melhor naquele primeiro encontro. “Será que ela gostou de mim?”, “Será que vai me mandar uma mensagem?”, “Eu não devia ter falado tal coisa”, “Eu devia ter ido com a minha camiseta branca”…

Observe bem os dois casos. Quantas vezes fazemos isso ao longo de nossas vidas? Quantas vezes somos o Joaquim e a Joana ao mesmo tempo, vez que “sofremos” antes do ocorrido e depois também?

Estar presente é estar tranquilo, com a certeza de que tudo está em seu devido lugar. Mas como ficar tranquilo? Você deve estar se perguntando, diante de tantas incertezas, inseguranças, medos… Quanto a isso eu tenho duas dicas:

  • Dê sempre o seu melhor! Faça tudo que possa ser feito naquele momento. Se você tem uma entrevista de emprego (já que foi o exemplo dado) você deve se preparar para ela, se informar, e até, se possível, conversar com alguém que já trabalha na empresa. Ou seja, você deve assumir e fazer a sua parte; já, hoje, agora!
  • Feito isso, creia que Deus sempre reserva o melhor para nós. Afinal, só Ele sabe todas as coisas. Então, quando colocamos os nossos desejos, aflições e inseguranças em oração e descansamos Nele, sentimos paz. Diz a sagrada escritura que “…tudo o mais vos será acrescentado”.

Assim, amado(a), fique em alerta, e perceba quão maravilhosos são os momentos quando estamos inteiros, de corpo e alma. Afaste da sua mente os pensamentos negativos, a ansiedade, os conflitos. Quando eles começarem a tagarelar na sua mente, respire fundo e fale: “Eu entrego a minha vida a Ti, Pai. E confio que todas as coisas cooperam para o meu bem. Eu estou segura. Eu estou em paz. Eu confio em Ti”. Você pode falar do seu jeito, escrever e colar em algum lugar visível para que você se lembre disso todos os dias.

Viva o agora! Dê o seu melhor e confie no Senhor!