5 dicas para ter mais foco

5 dicas para ter mais foco

O foco mental é como um músculo e, portanto, você pode deixá-lo muito mais forte.

Saiba como aumentar o seu foco através de 5 dicas simples para aplicar no dia a dia.

Dica 1: Faça uma coisa de cada vez

Uma pesquisa da Universidade de Stanford mostrou que a ideia de que “o cérebro opera em multitarefa” é mito. Ou seja, tarefas de atenção não funcionam em paralelo como o termo “multitarefa” dá a entender; em vez disso exigem rápida mudança de uma coisa para outra. E, a cada mudança, quando nossa atenção volta à tarefa original, sua força vai diminuindo consideravelmente.

Fazer uma coisa de cada vez é portanto, fundamental para aumentar o foco e, consequentemente, ser mais atento e produtivo.

Dica 2: Elimine distrações

Pode parecer óbvio, mas as pessoas geralmente subestimam quantas distrações os impedem de se concentrarem na tarefa em questão. Minimizar fontes de distração costuma parecer mais fácil do que realmente é.

Embora possa ser tão simples quanto desligar a televisão ou o rádio, você pode achar muito mais difícil lidar com um colega de trabalho, cônjuge, filho ou companheiro de trabalho sem interrupção.

Uma maneira de lidar com isso é reservar um horário e local específicos e solicitar que seja deixado sozinho por um período de tempo. Outra alternativa é procurar um local calmo, onde você sabe que poderá trabalhar sem perturbações. A biblioteca, uma sala privada em sua casa ou mesmo uma cafeteria tranquila podem ser bons locais para experimentar.

Porém, nem todas as distrações vêm de fontes externas: Exaustão, preocupação, ansiedade, falta de motivação e outros distúrbios internos podem ser particularmente difíceis de evitar.

Algumas estratégias para minimizar ou eliminar distrações internas são garantir que você esteja bem descansado antes da tarefa e o praticar o não apego aos pensamentos – forma de combater a ansiedade e a preocupação.

Se você percebe que sua mente está divagando, com pensamentos que o distraem, reconheça esse movimento natural da sua mente (que é produzir pensamentos), respire (acompanhando o ritmo natural da sua respiração, sem alterá-lo), deixe o pensamento ir embora (simplesmente notando que é apenas um pensamento e que do mesmo que veio, ele pode ir embora) e volte a concentrar-se novamente na tarefa em questão.

dica 3: Faça pequenos intervalos

Pesquisadores descobriram que ao fazer breves pausas, deslocando sua atenção para outro lugar, isso pode melhorar o foco mental.

Na próxima vez que estiver trabalhando em uma tarefa prolongada, desloque a sua atenção para algo não relacionado à tarefa em questão, mesmo que seja apenas por alguns momentos.

Exemplo; A cada 50 minutos, você pode fazer uma pausa de 10 minutos para se alongar, tomar uma água, um café, ligar para um amigo, etc.

Uma forma de praticar mindfulness: Coloque as mãos no seu abdomên e simplesmente acompanhe a sua respiração acontecendo nesta parte do seu corpo.

Dica 4: Pratique mindfulness

Mindfulness – em português, Atenção Plena – é assunto quente no momento! Por boas razões… Apesar das pessoas praticarem Atenção Plena há milhares de anos, seus muitos benefícios à saúde só começaram a ser compreendidos recentemente.

Em um estudo, pesquisadores tiveram alguns profissionais de recursos humanos envolvidos em simulações do tipo “multitarefa” todos os dias no trabalho. Essas tarefas precisavam ser concluídas em 20 minutos e incluíam atender telefones, agendar reuniões e escrever memorandos com informações provenientes de várias fontes, inclusive por telefonemas, e-mails e mensagens de texto.

O resultado? Apenas os que receberam o treinamento de Mindfulness mostraram melhora na concentração e no foco. Eles realizaram o trabalho com muito mais eficiência do que o grupo que não participou do treinamento.

Dica 5: continue praticando

Sabe aquela frase “tudo o que você pratica se fortalece“? Pois é… Quanto mais você colocar em prática essas dicas, mais você irá aumentar a sua capacidade de ter foco e atenção. Todos os dias, de pouco em pouco, vamos evoluindo! Basta nos dedicarmos e termos paciência…

Caso ainda tenha dúvidas à respeito do que a prática de mindfulness pode trazer de benefícios para a sua vida, sugiro entrar no site PubMed e dar uma olhada nas últimas pesquisas. Basta digitar “mindfulness” e “focus” na barra de pesquisa. Os resultados são incríveis!

Quer aumentar o seu foco, calma mental, diminuir a ansiedade e o estresse? Confira o meu curso 100% online!

Mesmo que você ache que “nunca irá conseguir meditar”, que é “muito agitada”, que “nunca irá conseguir ficar parada concentrada na sua respiração”, mesmo que você pense que “isso definitivamente não é pra você”. Eu entendo… Também já pensei tudo isso e achava que eu nunca iria ser uma pessoa mais calma e focada.

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Abraço carinhoso,

Mi